Casa Miro - Desde 1939, a medida certa.
No ano de 1921, desembarca no Brasil, depois de uma longa viagem, no porão de um navio, um turco alto, forte, cheio de esperanças e vontade de vencer, vindo do oriente distante para uma terra desconhecida e diferente que ele nunca imaginou como era. Este estrangeiro com uma pequena mala de roupas, e umas poucas economias, se chamava GIBRAN MOGIABI, que apesar de analfabeto e não falar nehuma palavra em português, trabalhava de 12 à 15 horas por dia como mascate, comprando na Rua da Alfândega fiado de alguns patrícios e vendendo nos areais ainda bucólicos de Ipanema e Copacabana.
Seus principais clientes eram as domésticas e algumas donas de casa que habitavam os casarões destes bairros, que logo vinham ao portão quando aquele carismático homem, gritava, com seu sotaque carregado: BARATEIRO!
Algum tempo se passou e sr. Gilbran, já conhecido como Sr. Gabriel, sentia muita falta da sua família, e resolveu trazer sua mulher, Sra. Renée e seu filho pequeno, Mayer, que tinha o apelido de Miro. Foi muito difícil a adaptação dos dois no Brasil, a falta de moradia, o idioma, os surtos de epidemia, que quase mata o pequeno e assustado Miro. Porém com muita luta, morando em pequenos quartos alugados na Lapa, com a ajuda da Sra. Renée e também do próprio Miro, que ajudava o pai em suas vendas, no ano de 1939, vendendo tudo o que possuíam, inclusive as últimas pulseiras de ouro da Sra. Renée apesar do valor inestimável, já que as mesmas passaram no pulso de gerações de sua família, conseguiram abrir uma pequena portinha na Rua Visconde de Pirajá n° 3. Lá vendia-se de tudo! Um verdadeiro empório, onde todos trabalhavam dia e noite.
Valeu a pena. A família prosperou e aquela lojinha já denominada "CASA MIRO TECIDOS", se especializou na venda de tecidos, e hoje é uma das mais tradicionais lojas de tecidos do Brasil. Funcionando a 77 anos, a Casa Miro de Ipanema, ainda funciona no mesmo endereço de inauguração, sendo sua firma, desde a fundação, denomiada como Renée Mograbi Tecidos Ltda. No ano de 1991, foi inaugurada a primeira filial, em Copacabana e alguns anos depois a filial da Barra da Tijuca pelos netos do Sr. Gabriel. Gabriel Neto, Alberto e Eduardo Mograbi, agora na administração de ampliação, pois como o avô, acreditam no Brasil.
Vale ressaltar que aquele menino que sempre acompanhou seu pai, o Sr. Miro, continua atuando como conselheiro e entusiasta do trabalho vitorioso de toda a família.